31 de março a 31 de junho

A maior exposição de Da Vinci chegou ao Porto

Fomos notícia na Renascença

2017-03-31
Helicópteros e outras invenções de Leonardo Da Vinci expostas no Porto
“Despertar a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação dos visitantes, que vão ser confrontados com a criatividade de um dos maiores génios da humanidade", é o objectivo da exposição.
A Alfândega do Porto recebe, a partir desta sexta-feira, a exposição itinerante “Leonardo Da Vinci – As Invenções do Génio”, com 64 réplicas de invenções do criador nascido perto de Florença.

“Estarão patentes ao público máquinas e engenhos, bem como representações de obras, desenhos e outros protótipos visionários inventados por Leonardo da Vinci e que hoje nos parecem vulgares, como o helicóptero, o tanque de guerra ou o paraquedas”, diz o comunicado da organização da mostra comissariada pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura.

“Será um percurso sobre a vida e obra de um dos maiores génios da inovação, da criatividade, da ciência e da tecnologia de todos os tempos, desenvolvida por áreas temáticas diferenciadas como o Renascimento, as Máquinas de Voo, a Pintura, os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo, entre outros”, acrescenta o documento.

O objectivo, aponta a directora da exposição, Paula Paz Dias Ferreira, “é despertar a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação dos visitantes que vão ser confrontados com a criatividade de um dos maiores génios da humanidade".

Leonardo Da Vinci viveu na passagem do século XV para o século XVI.

A exposição vai ficar no Porto até 31 de Julho e conta, na sua inauguração com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Na comissão científica, tem nomes como o prémio Pessoa de 2002, Sobrinho Simões, e a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gamboa.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

1 e 2 de Agosto - Entrada Gratuita

Patrocinadores da Exposição