31 de março a 31 de junho

O Cientista, Inventor e Artista

Sobre Leonardo da Vinci

2017-02-21
Leonardo da Vinci nasceu a 15 de abril de 1452, em Anchiano, pequena aldeia toscana próxima de Vinci e de Florença.
Nascido filho ilegítimo de um notário e de uma campesina, é por muitos considerado o maior génio da história pela diversidade dos seus talentos nas ciências e artes e pela espetacularidade do seu engenho e criatividade.

A profundidade e o alcance dos seus interesses não têm par, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, anatomista, botânico, poeta e músico e como percursor da aviação e da balística.

Na pintura, a Mona Lisa e a Última Ceia contam-se entre as mais famosas e parodiadas obras de todos os tempos, o mesmo sucedendo com o icónico desenho do Homem Vitruviano. Na ciência, os estudos de Leonardo proporcionaram um notável avanço nos domínios da anatomia, da engenharia civil, da ótica e da hidrodinâmica.

Na engenhosidade tecnológica, Leonardo idealizou muitas invenções à frente do seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o casco duplo nas embarcações, uma calculadora e o uso da energia solar.

Apenas um pequeno número dos seus projetos chegou a ser concretizado durante a sua vida e muitos deles não eram suscetíveis de realização, face aos constrangimentos da época. Estas barreiras mostram-se hoje ultrapassadas, graças às tecnologias modernas, pelo que nesta exposição podemos apreciar e interagir com todos os engenhos e mecanismos apresentados que constituem a fiel execução das suas ideias e planos originais.

Adicionar comentário

Últimas Notícias

31 de Março a 31 de Julho de 2017

Patrocinadores da Exposição